A preparação das refeições é um ato de amor diário mas é difícil encontrar tempo para uma preparação cuidadosa! É por este motivo que muitas vezes se opta pela comida de bebé já pronta, que é sem dúvida prática, de rápida preparação e qualidade incontestada.
Mas não nos devemos esquecer que a comida caseira está noutro nível…
Primeiro, é mais fresca por ser acabada de fazer. Os legumes, carne e peixe selecionados pela própria mãe são cozinhados e comidos de imediato, preservando assim os nutrientes de forma significativa.
Segundo, as refeições caseiras são uma ferramenta insubstituível para treinar a criança a provar, porque lhe permitem estar diariamente em contacto com o sabor natural dos diversos ingredientes, descobrindo o seu cheiro e cor, interagindo melhor com a comida e começando a estabelecer as suas preferências.
A textura das refeições caseiras também pode ser ajustada graças aos conhecimentos da mãe, que pode torná-la mais suave e cremosa, mais grossa, com pedaços minúsculos ou maiores.
Esta variedade faz com que a criança se habitue à diversidade, além de estimular a sua curiosidade e vontade de experimentar: é o começo ideal para uma alimentação correta que implica provar um pouco de tudo, descobrindo alimentos e sabores sempre novos.
É certo que a comida caseira exige um pouco mais de tempo para lavar, descascar, cortar, misturar, homogeneizar… Se não tiver tempo suficiente, pode usar pequenos e inteligentes eletrodomésticos multifuncionais, capazes de acelerar a preparação e a homogeneização: deste modo, a mãe pode dar asas à sua imaginação, inventando receitas sempre novas e saborosas, desde as refeições mais simples a jantares de fazer crescer água na boca, para a criança e, porque não, para toda a família!