Ao crescer, o bebé fortalece as suas competências ligadas à alimentação, passando por um processo gradual, da sucção típica do aleitamento à capacidade de beber e engolir. Deixamos-lhe algumas dicas para guiar o seu bebé no uso do copo evolutivo, passando, com cada pequeno gole, para ganhar uma nova e importante autonomia.
Quando começar a beber do copo
Mesmo no que diz respeito à passagem do biberão para o copo mantém-se a regra universal: cada criança tem o seu tempo e o seu ritmo!
É importante que a mãe evite forçar, impor ou fazer comparações; vai mesmo ser a criança a estabelecer quando abandonar o biberão e começar a beber como os adultos. Em geral, podem-se notar as primeiras mudanças por volta dos seis meses, como resultado de algumas modificações anatómicas, como por exemplo a descida da laringe e o aparecimento dos primeiros dentes, e neurológicas, ligadas aos movimentos da cabeça, mandíbula, lábios e língua.
Os movimentos certos para beber pelo copo
Para aprender a beber pelo copo, o bebé tem de aprender a fazer movimentos novos. Nas primeiras tentativas é importante começar com pequenas quantidades de líquido e ir aumentando gradualmente. Para perceber se o bebé aprendeu a utilizar corretamente o copo, pode observá-la enquanto bebe, prestando especial atenção aos movimentos seguintes:
- O lábio inferior sobe e vira-se para o exterior, apoiando-se na chávena ou no copo para estabilizar o contacto;
- A língua fica na boca, não sai como para a sucção;
- A criança inclina o copo e a cabeça estica-se, sem hiperextensão da cabeça para evitar que a água acabe nas vias aéreas;
- O líquido é absorvido e engolido.
Se o bebé fizer estes movimentos de forma natural, pode estar certa de que ultrapassou outra pequena barreira rumo à sua autonomia.
Um copo diferente para cada idade
É importante escolher copos evolutivos especificamente concebidos para guiar as crianças de forma simples e natural em cada fase do seu crescimento, encorajando-o, golo a golo, para que aprenda a beber autonomamente pelo copo. É importante escolher copos com bicos flexíveis e sistema anti-fuga removíveis, adequadas para qualquer fase do crescimento e para que a criança não sinta a falta do seu querido biberão.
Os bicos flexíveis ajudarão o bebé a posicionar corretamente os lábios e a se adaptar a cada fase do crescimento. O sistema removível permite personalizar o copo em função da autonomia adquirida pela criança: de facto, evita a saída indesejada de água mas também, se removida, permite experimentar um fluxo livre mas de fluxo reduzido.
Além disso, a forma das pegas ergonómicas, o peso do copo e os materiais usados têm de ser adequados para a mobilidade da criança em cada fase do seu crescimento. Isto ajudará o seu bebé a passar, com serenidade e entusiasmo, do biberão ao copo rumo à sua nova independência.