Na primeira vez que amamenta é normal sentir dor quando o bebé se agarra ao peito e suga o leite. Após alguns minutos, a dor no mamilo deve diminuir até desaparecer. E se a dor não desaparecer? O que fazer? Estas são as perguntas mais comuns das novas mães, especialmente se forem mães de primeira viagem. Na maioria das vezes só é necessário que a mãe mude de posição ou que mude o bebé de posição.
Posições de Amamentação. Escolha da Mãe…
Em primeiro lugar, é importante que a posição da mãe seja confortável. Quando estiver sentada, certifique-se de que as costas estão eretas e bem apoiadas, coloque os pés num banquinho, use uma almofada de amamentação para manter o bebé até ao peito. Se estiver a amamentar deitada – pode fazê-lo, não é incorreto – coloque-se confortavelmente de lado e ajude-se as primeiras vezes com uma almofada debaixo da cabeça e do ombro.
… e do bebé
Ao amamentar, pode segurar o seu bebé de várias formas. Para evitar problemas, o importante é manter uma posição de amamentação que permita que o bebé esteja perto de si, com a cara em frente ao peito e com a cabeça, ombros e corpo alinhados. O nariz e o lábio superior devem estar em frente ao mamilo. Certifique-se de que o bebé consegue alcançar o peito sem necessidade de se esticar ou virar. Por fim, lembre-se sempre que deve ser o seu bebé a aproximar-se do peito e não ao contrário.
Quando o bebé está bem está bem agarrado, a dor no mamilo desaparece
Observe o seu bebé enquanto amamenta: o bebé está quieto, a boca está bem aberta e “preenchida” pelo peito, o lábio inferior está virado para fora, a língua está encostada ao peito e as sucções variam de movimentos curtos a outros mais longos e profundos, intercalados com pausas. Significa que o bebé está agarrado corretamente. A sensação de dor leve que sente no mamilo em breve desaparecerá. Além disso, entre amamentações pode ajudar a aliviar a dor no peito e mamilos com produtos específicos para amamentação.