Levados pelo instinto de proteção do seu bebé, os pais gostariam de o poder vigiar a qualquer momento, mesmo durante o sono.
Durante a gravidez, entre mãe e filho cria-se uma relação simbiótica de compreensão íntima, que se tornará ainda mais intensa nos primeiros meses de vida do bebé e que, apesar de todas mudanças, estará sempre presente.
O pai, por sua vez, vai aprender gradualmente a conhecer e compreender o bebé durante os cuidados quotidianos.
O banho, a troca da fralda e os mimos para o adormecer serão momentos importantes da relação e da comunicação pai-filho. Esta atitude instintiva de cuidado e proteção faz com que os pais tentem sempre vigiar o bebé, organizando cada detalhe para evitar qualquer problema que possa surgir.
Vigilância mesmo durante o sono
Após os primeiros meses, quando o bebé pode dormir sozinho no seu quarto, os pais continuam a sentir a necessidade de vigiar o seu sono, saber quando ele acorda, os choros, os gritos, as brincadeiras. O momento do sono, em particular, cria sempre preocupação aos pais. Este momento representa de facto, especialmente durante os primeiros meses, uma forma temporária de separação do filho, daí que correm instintivamente a cada barulho que chega do quarto do bebé, para o ver, tocar-lhe, assegurar-se de que está tudo bem.
Os sistemas de controlo áudio e vídeo, os baby monitor, são intercomunicadores muito úteis para assegurar a tranquilidade aos pais porque lhes permitem prosseguir as normais atividades quotidianas sem ansiedade, mantendo o seu bebé sob vigilância, mesmo quando não estão perto dele.
O que são os baby monitor?
Os baby monitor mais simples são os intercomunicadores do tipo áudio que, semelhantes ao walkie -talkie, transmitem à distância a voz do bebé. Graças a estes baby monitor, os pais podem afastar-se do quarto do bebé sem qualquer preocupação pois irão ouvir todos os ruídos do quarto.
Os baby monitor tipo vídeo são mais completos porque, além de transmitir os sinais acústicos, estão ligados a câmaras vídeo que permitem vigiar de forma visível o bebé, para uma segurança reforçada.