É possível continuar a alimentar o bebé com o leite materno, mesmo que a mãe tenha de voltar a trabalhar ou precise de deixar o bebé durante algum tempo.
O leite materno é o melhor alimento para o bebé: a mãe sabe disso mas, infelizmente, tem de voltar a trabalhar quando o bebé ainda só tem alguns meses. Neste caso, além do remorso compreensível por terem de deixar o bebé, as mães preocupam-se geralmente com a amamentação, sabendo que não podem estar sempre presentes para assegurar a sua continuação.
Mas não é obrigatório recorrer ao leite reconstituído: pode experimentar uma bomba tira-leite, recolhendo o leite extraído do seio para um recipiente esterilizado e conservando-o no frigorífico ou congelador.
Desta forma, mesmo que a mãe esteja a trabalhar ou fora de casa, o bebé pode ser alimentado com leite materno pela avó, pela ama ou por quem estiver a tomar conta dele, tirando partido de todas as vantagens do leite da mãe, mesmo que esta esteja ausente.
É verdade que muitas mães se mostram um pouco relutantes relativamente à utilização da bomba tira-leite, porque têm receio de que seja complicado de usar e que possa ser incomodativo ou até mesmo doer.
Na realidade, a bomba é delicada porque é de fácil utilização para a mãe que pode regular a pressão e intensidade da extração consoante as suas necessidades. Normalmente, após as primeiras pressões sobre a patilha, o leite flui facilmente, a mãe não se esforça e não sente qualquer desconforto.
Deste modo, este artigo, que pode ser um pouco assustador, revela-se um aliado útil para gerir a amamentação em qualquer situação, para poder amamentar o máximo de tempo possível apesar das ausências e dificuldades em alimentar o bebé com o precioso leite materno.