Os mosquitos estão presentes praticamente no mundo inteiro; as alterações climatéricas e a subida implícita da humidade aumentaram a sua proliferação.
Algumas espécies estão ativas mesmo durante o dia. Nas nossas latitudes, as picadas de mosquito são inofensivas; no entanto são incomodativas, especialmente para o bebé.
Podemos protegê-lo com repelentes cuja formulação seja específica para crianças: o melhor mesmo é serem à base de extratos de plantas que não irritam a pele. Basta aplicar uma camada fina de repelente na pele da criança, sem saturá-la e evitando qualquer contacto com os olhos e a boca.
Em casa, podemos proteger a cama do bebé com um mosquiteiro de rede fina; no exterior, durante os passeios, podemos utilizar um mosquiteiro para o carrinho de berço.
Podemos tomar algumas precauções para tentar manter os incomodativos mosquitos afastados: devemos evitar deixar pratos cheios de água estagnada nos parapeitos das janelas de modo a não atraí-los, bem como evitar usar perfumes intensos que parecem atraí-los.
Assim é possível desmotivar esses convidados indesejados e proporcionar à criança um verão sem “…zzzzzzzzzz…”!